top of page

História da Barba

Breve Historia da Barba

A barba é frequentemente vista como um símbolo viril de status e poder. No entanto, os romanos eram defensores fervorosos de um rosto barbeado . Eles acreditavam que longas barbas eram associadas a bárbaros não cultivados. Os homens romanos consideravam a aparência pessoal uma marca registrada de uma civilização sofisticada e a Tonstrina ou a barbearia floresciam.

Por outro lado, os gauleses acreditavam que barbas e cabelos longos e trançados indicavam status e boa saúde, como Carlos Magno, costumavam crescer barbas impressionantes e onduladas, que eram tipicamente associadas ao poder. Os reis merovíngios preferiam a morte antes de uma barba cortada, o que indicava a perda de sua reivindicação ao trono.

Com o Renascimento, as barbas tiveram um retorno breve na Inglaterra que logo diminuiu quando as perucas da França entraram em moda. Barbas, em seguida, retornou como perucas tudo, mas desapareceu e viu um boom na segunda metade do século XIX.

As barbas entraram e saíram de moda. Alguns especialistas acreditam que as barbas se tornam mais comuns em tempos de dificuldades econômicas como um mecanismo de sobrevivência subconsciente. Outros argumentam que as barbas ficam na moda quando a população de mulheres cai, fazendo com que os homens compitam pelo domínio entre si.

As barbas sempre estarão conosco em uma infinidade de estilos. No entanto, para muitos homens, a barba não é apenas uma declaração de moda, mas um modo de vida inteiro. Seja na moda ou não, o segredo está sempre procurando o seu melhor com a barba certa para você.

Stubble ou Por Fazer

Uma vez que uma característica indesejada, sinônimo de negligência e má higiene, o por fazer ou Stubble se tornou uma marca da masculinidade. A etimologia do termo antecede o século XIII como o nome dos caules de grãos deixados após a colheita. Durante a maior parte do século XX, fazer a barba limpa era a norma aceita na sociedade ocidental e denotava inteligência e limpeza.

Não foi até a década de 1980 que a chamada sombra das 5 horas se tornou uma declaração de moda. O falecido cantor pop britânico, George Michael, pode ser creditado como o pioneiro designer de barba por fazer. Exalava uma imagem despreocupada com um traço rebelde e masculino. A estética despenteada calculada lembrava os anti-heróis, o bad boy, interpretados por atores como Clint Eastwood e Kurt Russell.

Durante os anos 90 até o início dos anos 2000, o visual ainda era considerado inadequado para muitos locais de trabalho e o foi até o renascimento da barba que se tornou quase universalmente aceito como um visual moderno e até desejável nos dias de hoje.

Brett

Hoje, o Brett é a variedade mais contemporânea e popular da barba do queixo. As origens de seu nome são desconhecidas, mas o nome é útil para diferenciá-lo de seus colegas mais antigos. Um Brett consiste em crescimento que se estende pelas costeletas, ao longo da linha da mandíbula e se encontra no queixo.

O que o diferencia é a presença de um remendo da alma. Um Brett é normalmente cortado com contornos definidos. O cabelo do queixo pode ser angular com cruzamentos ao longo da área da alma.

Isso pode ser alcançado com apenas duas semanas de barba. No entanto, os melhores resultados são alcançados após cerca de quatro semanas para maximizar o crescimento geral do cabelo, que é então reduzido. As barbas Brett exigem conhecimento prévio da identificação da bochecha.

Barba Holandesa

Frequentemente associados a Abraham Lincoln, os espanhóis o identificam com a cultura Hippie dos anos 70, bem como com o escritor Álvaro Pombo.

O holandês antigo é cultivado por muito tempo, com ênfase no volume, arredondando os cantos e achatando o fundo.

Era enormemente popular como barba nobre ou intelectual na América do século XIX, influenciada pelos boêmios parisienses. Além de Lincoln, é frequentemente sinônimo de estadistas e generais durante a Guerra Civil Americana, como Edward Bates. Às vezes, pode ser confundido com uma barba Amish. No entanto, o holandês antigo é mantido limpo, enquanto as barbas Amish são geralmente naturais e indomáveis ​​por razões simbólicas.

Costeleta nos Anos 20 a 50

No entanto, as costeletas experimentaram um declínio durante os primeiros anos do século XX. O declínio das costeletas e barbas durante esse período deve-se em parte à 1ª Guerra Mundial. Para selar adequadamente uma máscara de gás nas trincheiras, os homens tinham que ter as bochechas limpas e barbeadas. No entanto, o trouxe um renascimento para o bigode.

Costeletas voltariam com força total na década de 1950, com Marlon Brando e Elvis Presley lançando uma nova mania. Entre as décadas de 1950 e 1960, Costeleta rapidamente se associou a motociclistas, lubrificadores e roqueiros, além de hippies e skinheads.

Costeletas passaram de uma marca militar e conservadora para um ícone de virilidade rebelde anti-ideologia por jovens. Um estilo particular de Costeleta, conhecido como Lambchops, surgiu na década de 1980 como um emblema das subculturas de clubes gays da Califórnia. Estes foram reconhecidos pelas costeletas descendo as bochechas e saindo em ângulos retos ao longo da linha da mandíbula.

Balbo

O Balbo deve seu nome a Italo Balbo. Ele foi um dos principais arquitetos de Roma em março que levou os fascistas italianos ao poder em 1922. Italo Balbo era conhecido como o único oponente fervoroso da legislação da Itália contra os judeus e a aliança da Itália com a Alemanha nazista.

Marechal do ar da Itália e governador do norte da África italiano, ele também era uma figura pública extravagante nos EUA. Em 1940, seu avião foi abatido em fogo amigo ao tentar pousar. Ao contrário do bigode da escova de dentes, o Balbo conseguiu superar seu passado sombrio para se tornar uma barba célebre e estilosa. É a variedade mais icônica dos estilos de barba Invertida. As bochechas são mantidas barbeadas, além da possível adição de costeletas.

O crescimento dos pêlos do queixo inclui um remendo da alma sob o lábio e, às vezes, os lados podem se estender ao longo da linha da mandíbula. O bigode pode ser personalizado em vários estilos. No entanto, geralmente cai na categoria Guiador, estendendo-se além da boca. No entanto, às vezes também pode ser um bigode piramidal. Com ênfase no volume, o Balbo pode crescer naturalmente e requer menos acabamentos que as barbas Anchor.

Barba Garibaldi

O Garibaldi recebeu o nome de um italiano renomado,  Giuseppe Garibaldi era um general militar e político do século XIX. Ele comandou e lutou em várias campanhas militares que acabariam por levar à unificação italiana. Ele ganhou uma reputação em casa e no exterior após liderança na Guerra Farroupilha.

Sua fama ganhou várias homenagens, no entanto, o tributo mais adequado é o lendário estilo de barba cheia grossa que leva seu nome até hoje. A barba Full Garibaldi apresenta uma combinação entre comprimento curto e alto volume.

No entanto, esse estilo exige tanto tempo para crescer quanto uma barba natural completa. Embora tenha uma aparência mais curta, o volume consiste em comprimento na frente compactado em um acabamento arredondado. O comprimento não é superior a 12 cm.

O estilo deve permanecer natural com um crescimento organizado, que exibe um acabamento ondulado ou encaracolado. À medida que o cabelo cresce, ele se afila naturalmente sob a linha da mandíbula, o que facilita a modelagem. Pode ser vantajoso para quem procura um estilo de barba ousado, mas não quer o comprimento de uma barba completa típica.

Barba do Diabo ou Ducktail

A barba pontiaguda pode ser associada à teoria do triângulo invertido. Dr Derrick Watson e Elisabeth Blagrove, da Universidade de Warwick, estudaram os efeitos das formas nas emoções humanas. Ao exibir triângulos apontando em direções diferentes, eles concluíram que triângulos invertidos causam ansiedade e parecem ameaçadores. Segundo eles, isso explica por que cavanhaques e feições pontiagudas estão associados ao mal e ao próprio diabo.

Embora seja certamente verdade que o diabo tenha sido retratado com uma barba particularmente pontuda, não podemos ignorar uma influência cultural que durou quase dois milênios. Conforme descrito e visto por artistas e estudiosos cristãos se apropriaram das principais características da mitologia grega e pagã.

As imagens pagãs logo foram associadas a criaturas malignas, como demônios e o diabo, que evoluíram com o tempo. As barbas pontudas eram um elemento visual predominante dos deuses romanos, como os heróis Romanos e gregos, que rapidamente se tornaram vítimas do expurgo. Considerando que essa iconografia se aninha em nosso condicionamento social há tanto tempo, não é surpresa que formas geométricas simples possam influenciar a mente humana. No entanto, o impacto psicológico de uma barba pontiaguda pode ser profundamente positivo para o usuário. Por exemplo, considere Gerard Butler e seu retrato como Leonidas. Sua barba pontiaguda foi apropriada pelas imagens do verdadeiro rei Leonidas I e conceituada para o filme.

Como é característico das barbas pontiagudas, apresenta uma linha da bochecha média e um decote acima da média. O bigode é mantido relativamente curto, que se funde na linha da bochecha. O bigode pode apresentar uma separação um pouco mais larga do que o habitual para explicar os contornos inclinados, a área de remendo da alma é bem cuidada e esculpida para se misturar à trilha forte que termina em um ponto. Observe que o final pode até ser ligeiramente ondulado para simular verdadeiramente a estética da cauda de um pato.

Escova de Dente

É extraordinariamente difícil e talvez impossível desassociar o bigode da escova de dentes de Adolf Hitler. No entanto, como o comediante britânico Richard Herring proclamou em 2009, "foi o primeiro de Chaplin, depois Hitler o arruinou". De fato, o estilo surgiu nos EUA durante o final do século XIX. Tornou-se popular como um estilo industrial e elegante que contrariou a extravagância dos bigodes imperiais. Como era imensamente popular entre os homens da classe trabalhadora, rapidamente se adotou por estrelas de cinema como Charlie Chaplin e Oliver Hardy.

Hitler, no entanto, era conhecido por usar bigode imperial durante a segunda Guerra Mundial. Ele adotou a escova de dentes não por acaso por causa de Chaplin, mas sob ordens, pois evitava usar uma máscara de gás.

O bigode da escova de dentes é praticamente inexistente desde a Segunda Guerra Mundial pode-se argumentar que é uma pena que um bigode tão cômico tenha sido reprimido pelo mal.

Piramide

Como o nome sugere, a pirâmide é a definição mais próxima da família do bigode entre seus parentes. No entanto, apesar de ser um porta-estandarte, sua raridade o relega sob o abajur como o principal bigode do grupo.

O pirâmide possui uma base ampla, que se estreita muito quando atinge o nariz. Exemplos reais de pirâmide são raros, mas foram famosos pelo general e presidente francês Charles de Gaulle. Em 2009, George Clooney usou um em The Men Who Stare At Goats.

O bigode geralmente é cortado de perto para remover o sotaque do comprimento, mas em vez de um crescimento denso. O estilo também depende da precisão ao aparar, para garantir que o crescimento permaneça reto nas laterais.

Uma ligeira curva pode ser aplicada nas laterais do bigode, o que dá um leve toque extravagante. No entanto, isso é extremamente difícil de estilizar e requer o toque de um profissional ou de uma grande determinação.

Van Dyke Ou Mosqueteiro

Nomeado após o célebre pintor flamengo, Anthony van Dyck, o Van Dyke é uma das mais antigas famílias de bigodes. Particularmente popular entre a realeza européia durante o século XVII, antecede o bigode imperial em mais de um século.

O estilo também é chamado de "mosqueteiro" ou, às vezes, "Charlie", depois do rei Carlos I da Inglaterra. Quando as perucas entraram na moda, sua popularidade diminuiu.

Horseshoe ou Ferradura

Um bigode em ferradura, também conhecido como bigode de motociclista, é um bigode completo com extensões verticais crescidas nos cantos dos lábios e abaixo dos lados da boca até a linha da mandíbula, parecendo um U de cabeça para baixo ou uma ferradura. Os bigodes crescidos ao longo dos lados da boca na ferradura às vezes são chamados de "canos".

A ferradura não deve ser confundida com o Fu Manchu , que é cultivado apenas a partir do lábio superior enquanto os lados permanecem barbeados.

Bigode Guiador

Embora cultivar um bigode não seja uma tarefa pequena, como detalhado aqui , o Guiador é irritante até atingir o comprimento desejado. Eles exigem meses de crescimento e sua aparência entrará e sairá regularmente de estados dignos.

Talvez o método mais simples para começar a cultivar um Guiador seja cultivar uma Barba Cheia. Inicialmente, ele se mistura à barba e parece mais socialmente aceitável do que o aparecimento inicial de um bigode solitário. A aparência geral permanecerá digna por mais tempo até que o bigode esteja pronto e o restante seja raspado.

No entanto, um guidão não alcançará a maturidade antes de três meses. Portanto, se o usuário quiser aparar a barba de vez em quando, ele deve evitar alterar o bigode de qualquer maneira. Paciência é a chave.

À medida que os cabelos ficam mais compridos, pentear ou escovar regularmente os treinará para crescer na direção desejada. A queda será um revés esperado e é recomendável investir em cera de bigode para melhorar a retenção e mantê-la no lugar. Eventualmente, o bigode manterá sua forma mesmo quando não estiver encerado.

Bigode Ungaro

Indiscutivelmente, o bigode húngaro é um antepassado de seu parente imperial. Também conhecido como Magyar, os fundadores da Hungria, é um bigode com a história profundamente enraizada no simbolismo nacionalista.

Com o colapso da monarquia dos Habsburgos em meados do século XIX, a Hungria experimentou um fenômeno fortemente pluralista e cultural. Um forte sentimento nacionalista surgiu das cinzas com a necessidade resultante de unir sua etnografia diversa. Os bigodes viris representavam exclusividade de classe simbólica e masculinidade militar, que combinavam com o liberalismo antimonarquista que varria o país. O movimento foi uma demonstração de privilégio masculino com fortes valores não violentos que abraçaram a masculinidade nacional.

Com a união constitucional entre o Império Austríaco e o Reino da Hungria em 1867, tornou-se uma marca predominante dos líderes da Europa Central. Não é surpresa que, alguns anos depois, o estilo tenha sido adotado por seus aliados próximos, os alemães. Os portadores incluíam Kaiser Wilhelm II, que é frequentemente creditado como o patrono do bigode imperial.

Embora a semelhança resultante com o Imperial seja impressionante, as diferenças são igualmente iguais. O Imperial é um bigode mais compacto, que volta a girar. No entanto, o húngaro é um símbolo desenfreado da masculinidade que se orgulha do lábio superior. Geralmente é grande e espessa, com o cabelo se estendendo para fora do centro. O crescimento do cabelo é mantido até 1,5 cm além do lábio, em vez de barbeado. Embora possa ser estilizado, o crescimento e a preparação já investidos permitem que ele seja deixado naturalmente e simplesmente escovado em forma.

Os bigodes húngaros requerem um tempo considerável para crescer. No entanto, um Imperial pode ser transformado em um. Isso permite que o húngaro seja obtido relativamente cedo e simplesmente melhorado ao longo do tempo como um bom vinho.

Pincel ou Lápis

Pincel ou bigode de lápis é um bigode fino encontrado adjacente ou um pouco acima do lábio. O estilo é bem cortado, de modo que o bigode assume a forma de uma linha fina, como se tivesse sido desenhado com um lápis. Um grande espaço é deixado entre o nariz e o bigode. A linha de pelos faciais rompe o filtro ou continua intacta. Em algumas versões, a linha do cabelo se estende verticalmente ao longo da parte externa do filtro antes de parar logo abaixo do nariz, deixando o filtro sem fios.

Os atores Errol Flynn , David Niven , Clark Gable , Don Ameche e Leslie Phillips tinham bigodes de lápis. Músicos como Little Richard , Sammy Davis Jr. , Prince , George Benson , Dave Wyndorf, Chris Cornell e Ron Mael foram associados ao visual. Nos esportes, Arturo Vidal é bem conhecido por isso.

O cantor Jimmy Buffett é famoso por sua música " Pencil Thin Bigode ".

Bandholz ou Lenhador

O Bandholz deve esse nome ao aclamado fundador da Beardbrand e ao pioneiro em pêlos faciais, Eric Bandholz. Com comprimento impressionante e um estilo distinto. Diz-se que Bandholz cresce sua barba desde 2011 e, através do processo de autodescoberta, deixou o mundo corporativo para perseguir o sonho do mundo da barba e barbearia.

Com um estilo completo de barba, tão rico em volume quanto em textura, o Bandholz exige pelo menos seis meses de crescimento, além de considerável paciência e dedicação. Os homens que procuram adquirir, devem abster-se de aparar além das bochechas e decotes .

Até o bigode é deixado crescer naturalmente, que é escovado para os lados para adicionar textura. O bigode é um elemento distinto, que atua como uma camada primária sobre a barba. Ele fica largo e oculta parcialmente a boca para se parecer com um bigode húngaro .

Cavanhaque

O cavanhaque enigmático tem uma história no cinema e na televisão por sua associação com os vilões. Esse simbolismo entre barbas e o mal decorre do período de transição em que o cristianismo foi legalizado no Império Bizantino. Quando se tornou a religião dominante, as imagens pagãs foram apropriadas por estudiosos e associadas ao pecado.

O deus grego, Pan, era frequentemente retratado com cascos, chifres e um cavanhaque tradicional, que hoje é uma barba de Chinstrap . Na arte medieval e renascentista, os retratos de Satanás cresceram para incorporar essas características até evoluir para o diabo manhoso que reconhecemos hoje. Conseqüentemente, o cavanhaque tem sido usado há muito tempo para informar que um personagem é vilão ou até mesmo passou para o mal.

No entanto, a associação negativa do cavanhaque pode ter uma influência profundamente positiva no usuário. Ao tornar o rosto mais agressivo, também pode ser mais impressionante e nada menos do que durão.

Chinstrap

O Chinstrap tem uma forte semelhança com o Brett e às vezes é confundido com uma barba curta . No entanto, a história é muito mais longa. Muito parecido com o holandês antigo, o Chinstrap estava muito na moda durante o final do século XVIII a meados do século XIX. Era popular principalmente na Europa, seguida pela Rússia e pelo Japão.

Ao contrário do Brett, um pedaço de alma está completamente ausente no Chinstrap. Além disso, o cabelo é removido na parte superior do queixo para manter uma espessura uniforme em todo o seu comprimento.

No entanto, os princípios de uma Chinstrap moderna permanecem muito semelhantes. Ambos são frequentemente mantidos curtos e aparados com contornos definidos. Embora a espessura de uma Chinstrap seja um pouco menor que uma Brett, ambas permanecem relativamente semelhantes.

Amish

A tradição da barba Amish é anterior à sua chegada à América. Na Europa, os Amish e outros menonitas eram geralmente perseguidos pelos militares que usavam bigodes elaborados.

Os amish, pacifistas devotos, procuravam se diferenciar das forças armadas e proibiam seus seguidores de crescer um bigode. No entanto, eles foram incentivados a manter suas barbas para homenagear os homens da Bíblia e os cultivariam ainda mais depois do casamento.

Além disso, como o bigode era considerado um embuste inútil, a barba deixava-se crescer naturalmente e indomada. A tradição durou e é comum entre os Amish da Velha Ordem, que consiste em cerca de 2.000 igrejas locais. Ao contrário de outros membros da família de barba Chin, a barba Amish é cultivada longa e naturalmente.

Somente a linha da bochecha é raspada, caso contrário, o restante é deixado totalmente indomável. Isso pode resultar em um crescimento impressionante

Sideburns ou Costeletas

A etimologia de costeleta é particularmente intrigante e remonta à Guerra Civil Americana. O general da União Ambrose Burnside “Mencionado em publicações abaixo” usava uma barba luxuriante que descia pelas bochechas e se encontrava como bigode. Hoje, chamamos essas costeletas amigáveis ​​de carneiro da família barba Imperial, mas naquela época eram conhecidas como Side Whiskers.

Apesar da derrota na Batalha de Fredericksberg e da liderança ineficaz na Batalha de Antietam, sua barba lhe rendeu fama. Em 1866, o Philadelphia Evening Telegraph se referiu ao estilo da barba como "Burnside Whiskers" e tornou-se oficial. O estilo da barba era muito popular internacionalmente. Líderes mundiais como Franz Josef, imperador da Áustria, eram famosos por suas opiniões sobre as costeletas.

Enquanto isso, Londres vitoriana entre 1840 e 1870 se referia ao cabelo que crescia nas bochechas como "Costeletas de carneiro" ou "Piccadilly Weepers". Após a transição de "Side Whiskers" para "Burnside Whiskers", a imprensa corrompeu a expressão ainda mais com simplesmente "Costeletas" em 1875.

Verdi

O Verdi apresenta um bigode estilizado, desconectado do resto da barba. Giuseppe Verdi foi um compositor de ópera durante o século 19 que apoiou o movimento de unificação Risorgimento em sua música.

No entanto, ao contrário de Garibaldi, ele não se integrava totalmente aos movimentos populares. Em vez disso, ele procurou se estabelecer como proprietário de terras e administrar sua propriedade.

Curiosamente, o próprio Giuseppe Verdi tinha um estilo de barba que se parecia mais com uma barba cheia Garibaldi. No entanto, o estilo de barba que leva seu nome evoluiu para conceituar os bigodes grandes em um bigode inglês estilizado.

Verdi é mais curto, com no máximo 10 cm de comprimento, seu volume é controlado com um acabamento mais limpo, virado para cima e arredondado que é penteado no lugar. Sua aparência distinta dificulta a obtenção sem cuidados e cortes regulares para manter sua forma.

Além disso, o bigode é tratado como uma entidade totalmente separada. Portanto, os pontos entre o canto da boca e o queixo requerem um barbear regular para evitar parecer desarrumado. O bigode também exige modelagem e depilação diariamente.

No entanto, é uma barba distinta e sofisticada que exala intelecto e equilíbrio. É perfeito para a moda de frente e cavalheiro de vanguarda que deseja se diferenciar de sua comitiva.

Fork Pointed

A barba francesa Fork Pointed tem uma história longa e colorida. No entanto, ao contrário do nome, o estilo de barba se originou no Oriente Médio e antecede o popular utensílio de jantar. Os persas gostavam particularmente de barbas elegantes que se enrolavam e se dividiam no queixo. Com o Império Bizantino enfraquecido após longas incursões dos Estados árabes, Constantinopla experimentou uma forte iluminação oriental. Nos séculos 8 e 10, as fronteiras diminuídas permitiram que as culturas se influenciassem através da arte, do comércio e da religião.

A osmose entre os estados em guerra intermitente testemunhou traços culturais árabes sendo absorvidos pela sociedade bizantina e vice-versa. Portanto, a moda árabe se incorporou aos estilos gregos, incluindo pêlos faciais, que incluíam barbas bifurcadas opulentas.

A barba bifurcada chega à Europa, logo viajou para a Europa Ocidental via Itália. A cultura grega e oriental foi particularmente influente e artistas como Paolo Uccello eram conhecidos por adornar barbas bifurcadas. No entanto, a barba bifurcada aparentemente não era desconhecida entre os nórdicos. O primeiro rei viking da Inglaterra foi Sweyn Forkbeard e William The Conqueror também foi retratado com uma barba bifurcada. No entanto, o retrato em questão foi datado para ter sido pintado na virada do século XVII.

Como a própria barba, os garfos emergiram por volta do século 11 da Pérsia no Império Bizantino, como talheres de duas pontas. O utensílio inovador viajou para a Itália e tornou-se popular na França por Catherine de Medici em 1533. A França rapidamente se associou à introdução do garfo na Europa Ocidental e, portanto, é credenciada com o nome.

Portanto, o garfo e a barba com o mesmo nome não são inovações francesas.

Barba Imperial

Para uma classificação simplificada, os pelos faciais que começam com costeletas e se unem como bigode foram agrupados como barbas imperiais. Em resumo, qualquer coisa que não possua pelos no queixo pode ser considerada uma. Como alternativa, eles também podem ser um bigode largo que apresenta mais pelos nas bochechas do que acima dos lábios.

Como o nome sugere, as barbas imperiais lembram fortemente os líderes políticos e militares do século XIX. Como mencionado anteriormente, o general da guerra civil americana Ambrose Burnside é uma espécie de antepassado da família da barba, ele tornou imortalizado por sua gloriosa barba de costeleta de carneiro.

Burnside catalisou uma nova mania de moda tonsorial. No último quartel do século XIX, o imperador austríaco Franz Josef foi um dos estadistas mais exigentes que ostentaria os Side Whiskers. Portanto, são barbas que podem parecer um tanto nostálgicas e reais, o que pode complementar ou contrastar o estilo de um cavalheiro moderno.

Vagão Coberto

O estilo do vagão coberto é uma espécie de curiosidade. Ao contrário de seus parentes, dispensa inteiramente qualquer noção de seguir a linha do cabelo natural. Em vez disso, o acabamento é uma caixa intencionalmente austera que fica sobre o lábio superior.

Há rumores de que esse estilo se origina da Grande Depressão. As barbearias estavam sofrendo devido ao período de incerteza econômica e ocasionalmente ofereciam negócios para os pobres.

Em troca de trocados extras ou trabalhos estranhos, os vagabundos e os sem-teto receberiam um barbear barato e apressado. O bigode resultante era um retângulo apressado, que ganhou seu nome tanto dos usuários quanto de sua aparência.

O bigode do visco

Muitas vezes chamado de bigode de Guy Fawkes, o visco é um estilo raro e incomum. É improvável que o suposto conspirador católico tenha realmente usado esse bigode. No entanto, foi popularizado como uma máscara no filme de 2005 V For Vendetta.

 

A máscara de Guy Fawkes passou a ser a face simbólica do grupo hacktivista do Anonymous. Hoje, é frequentemente usado em protestos e outros movimentos sociais para denotar uma unidade em torno de uma causa compartilhada.

 

O visco é na verdade uma combinação de vários estilos e raramente é tão excentricamente quanto sua representação mais famosa. O bigode é um  estilo de guidão inglês com algumas características do Fu Manchu ou do Dali .

Fu Manchu

Um bigode de Fu Manchu é um bigode cheio e reto que se origina nos cantos da boca e cresce para baixo, passando pelos lábios e queixo barbeados de maneira limpa, em duas "gavinhas" cônicas, muitas vezes estendendo-se além da linha da mandíbula. Uma expansão do Fu Manchu às vezes inclui um terceiro "tentáculo" longo que desce de uma pequena mancha no queixo.

O bigode Fu Manchu deriva seu nome de Fu Manchu, um personagem fictício criado pelo escritor britânico / irlandês Sax Rohmer, que é mostrado usando esse bigode nas adaptações cinematográficas.

A Morsa

O gigante dos bigodes,  e chamado de morsa, é modelado com base no mamífero marinho de mesmo nome. Anunciado pelos celtas e pelos gauleses, ficou famoso por figuras do final do século XIX, como Mark Twain e Otto von Bismarck. Durante a Primeira Guerra Mundial, foi uma característica célebre dos estadistas europeus. O presidente francês Georges Clemenceau e o primeiro ministro britânico David Lloyd George eram famosos por suas morsas.

Bigode Chevron

Tom Selleck, Nick Offerman e Freddie Mercury. Eles são apenas alguns dos homens notáveis ​​que definiram a Chevron como um bigode fundamental, compartilha a característica de amplo crescimento acima do lábio.

Isso se estende até 1,5 cm além do lábio, mas varia. Sua principal característica é uma massa simples de volume que cresce naturalmente e é aparada relativamente curta. Foi particularmente popular nas décadas de 1970 e 1980.

Bigode Inglês

O bigode Inglês ele é dividido no centro e o cabelo além dos cantos da boca é raspado. No entanto, em vez de enrolar, as pontas são cuidadosamente penteadas para formar pontos retos.

Sir Arthur Conan Doyle usava bigode inglês, mas é raro encontrar exemplos reais fora de clubes entusiastas. Às vezes, o centro é cuidadosamente aparado, com o objetivo de aumentar as extremidades para ser o maior possível fisicamente. Para evitar a queda, as extremidades devem ser fortemente estilizadas com cera dura e profissional. Os pontos são criados no meio do comprimento do bigode com o cabelo na base enrolado para suporte extra. Às vezes, as pontas são levantadas para aproximar o centro de alavancagem da base.

No entanto, pontos longos não são obrigatórios para o bigode inglês. O estilo pode ser alcançado com cabelos mais curtos para um visual mais modesto e clássico que transborda de classe.

bottom of page